Seguro de Vida, qual a hora certa para contratar?
O seguro de vida não é tão popular mas, certamente é um produto necessário para quem pensa na proteção da sua família.
Segundo especialistas em seguros, uma série de mitos ainda afastam o brasileiro desse tipo de produto, uma vez que é difícil, para a maioria das pessoas, planejar a tão longo prazo, lidar com a possibilidade da própria morte ou até mesmo mensurar os reais benefícios do seguro de vida.
Ricardo Nogueira, sócio-proprietário da Pherfiza Corretora de Seguros e ex-executivo, com mais de 20 anos, no ramo de seguros de grandes seguradoras, destaca alguns pontos que obteve em diferentes situações e resumiu da seguinte forma:
1. O seguro de vida é só para a morte?
O seguro de vida não é só para a morte, eles oferecem inúmeras coberturas, muitas das quais possibilitam o resgate dos recursos pelo titular ainda em vida.
O seguro de vida protege o titular em vida, através de coberturas como invalidez temporária (que deixa o segurado um tempo sem trabalhar e, consequentemente, sem gerar renda) e invalidez permanente. Profissionais autônomos devem ficar atentos para essa cobertura.
Existem seguros que oferecem coberturas para doenças graves ou para doenças terminais e permitem o resgate do recurso pelo titular para uso imediato.
2. Seguro de vida é caro?
Para explicar essa situação é preciso considerar algumas condições como idade de ingresso, tipo de atividade e histórico de doenças. Quanto antes ingressar no seguro de vida menor será o custo, mesmo com capitais e limites mais elevados de coberturas contratadas.
Precisamos considerar no que consiste o seguro de vida e o seu real propósito, que é deixar recursos imediatamente acessíveis à sua família após a sua morte ou o custeio da educação dos seus filhos, caso você venha a faltar. Lembrando que os seguros de vida são vantajosos por não entrarem em inventário.
Temos algumas situações particulares que podem ser observadas para a importância do seguro de vida, como, por exemplo, reunir os filhos beneficiários para custear o seguro de vida dos pais com idade mais avançada. Mesmo com o preço do seguro mais caro, pela idade, a proteção nesse caso foi avaliada como investimento pelos membros da família e assim poderiam garantir recursos financeiros para o futuro.
3. Já tenho seguro de vida da empresa posso contratar outro?
Muitas pessoas já possuem o seguro de vida da empresa com capital definido por elas. Essa é uma forma das empresas disponibilizarem benefícios aos seus funcionários e colaboradores.
Essa cobertura está disponível enquanto você for empregado da empresa, e se vocês sair ou for demitido? Por isso é muito importante que tenha condições de iniciar essa contratação de seguro individual o quanto antes, pois como sabemos, a idade é um fator de aumento no preço do seguro de vida.
Por isso, não demore em considerar essa hipótese e comece já a pensar nessa proteção em seu planejamento de vida.
4. Sou solteiro, porque contratar um seguro de vida?
Para você que é solteiro e ainda não tem filhos pense se, por algum motivo, tiver um acidente e ser diagnosticado com uma invalidez temporária ou permanente. Eu diria que essa é uma cobertura essencial para jovens e solteiros que pensam ou se preocupam com sua condição financeira.
Como já falamos, o fator idade é fundamental e para quem planeja o seu futuro saiba que ao iniciar a contratação de seguro com idade ainda jovem há coberturas, limites e benefícios com preço justo e baixo, se deixar para contratar depois com mais idade, deve levar em conta que poderá ter complicações ou dificuldades devido à problemas de saúde que possam surgir futuramente de forma inesperada.
5. O seguro de vida pode proteger o meu negócio?
A proteção financeira é uma questão importante para qualquer pessoa, mesmo as que possuem grande fortuna e que pensam em proteger o negócio para seus familiares e herdeiros.
Como os seguros de vida não entram em inventário, os recursos são liberados rapidamente para a família depois da morte do segurado. Isso é muito importante quando empresários possuem recursos que estão imobilizados e terão que aguardar o inventário ser concluído para que os recursos sejam liberados.
O seguro de vida protege também empresários que possuem garantias contratuais com seu patrimônio pessoal e dessa forma possibilita aos familiares honrarem seus compromissos.
6. O seguro de vida cobre doenças terminais?
Essa é uma questão bastante importante e que garante para homens e mulheres antecipação dos recursos e capitais contratados para essa cobertura. Depois de diagnosticada e confirmada a doença o titular poderá fazer uso desse recurso de forma imediata, que é muito importante para tranquilidade financeira nesse momento tão difícil. Ninguém pensa nessa hipótese, mas todos estão sujeitos, por isso vale pensar seriamente nessa importante cobertura.
7. A assistência funeral é realmente importante?
Falar de morte é ainda um problema para muitas pessoas e lidar com esse momento é muito complicado, devido à burocracia de todo processo desde as formalizações até os detalhes da cerimônia. Por isso, a tranquilidade que esta cobertura traz é necessária para quem puder optar por sua contratação. Essa cobertura pode ser individual ou familiar para a maioria das seguradoras.
Bem, respondendo a pergunta inicial, a hora certa de contratar é agora!
Clique aqui para ver todas as notícias
Simulação de Seguro
Auto e Moto
Contrate On-Line
Residencial
Contrate On-Line
Equipamentos Portáteis
Contrate On-Line
Viagem
Simulação de Seguro
Vida e Consórcio